Projetos

Pedagogia de Projetos

Trabalho Pedagógico

 

O trabalho pedagógico do Luana Cristie é estruturado tendo como referência a Pedagogia de Projetos, uma das maneiras possíveis de organização curricular.

O que fundamentalmente está em curso é a compreensão das estruturas internas de conteúdo que intencionalmente pretende-se ensinar as crianças partindo do seu interesse prévio.

O conteúdo do projeto é significativo para as crianças, uma vez que permite um grande número de relações com objetos e fatores do cotidiano dos alunos, permitindo-lhes questionar e ir em busca de novos conhecimentos.

Nos projetos de interesse, cada etapa é estruturante, trabalhando uma base de conhecimentos e competências que respaldam o passo seguinte da construção do conhecimento. Dessa forma, esse processo dá-se a partir da observação e interação entre si e com o seu meio, sendo todo o percurso acompanhado e mediado pelas professoras.

Inglês é necessário para o futuro das crianças

Educação Bilíngue

 

No decorrer dos últimos anos acentuou-se a busca dos pais para o aprendizado dos filhos num segundo idioma, principalmente a língua inglesa, com isso o número de Instituições Bilíngues cresceu e muito, principalmente na Educação Infantil.

O futuro da criança

Porém, apesar da consciência dos pais que o mundo está cada vez mais conectado e globalizado, e que o inglês é uma ferramenta necessária para o futuro da criança, algumas famílias ainda tem receios quanto ao colocar o filho num ambiente onde o Inglês é trabalhado desde os primeiros passos.

Mas o que as famílias precisam saber?

As famílias precisam saber que o Inglês na Educação Infantil não deve interferir no currículo e sim somar! Ou seja, é algo que agrega com o que é pertinente aos conhecimentos da criança e a idade escolar que ela está vivenciando.


 
A educação bilíngue na Educação Infantil, faz com que a criança familiarize-se com o idioma e desta forma construa o conhecimento.

Educação ambiental no cotidiano do aluno

Guardiões da Natureza

As mudanças ambientais e climáticas influenciam diretamente o modo de viver do homem e da sociedade.

Sendo assim é uma questão imprescindível nas instituições de ensino, a conscientização da preservação do meio ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos, afinal vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre puros.

A educação ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. A conscientização quanto a essa preservação deve iniciar cedo, pois é muito mais fácil fazer as crianças entenderem a importância da nature e quando esse ensinamento inicia logo, elas com certeza vão crescer com essa ideia bem formada.

O Referencial Curricular Nacional destaca a importância de defender, explorar o meio ambiente com curiosidade, destacando como ser integrante, dependente, transformador e acima de tudo, que tenha atitudes conscientes com os elementos da nature.

Percebemos à necessidade de estimular as nossas crianças sobre a prática de valores para cuidar da nature e outras atitudes apropriadas, preservando o patrimônio natural, economizando água, reaproveitando, reciclando e reutilizando os materiais.

Projeto Lendo eu aprendo

 

A leitura de histórias é importante para que as crianças possam conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores, costumes e os comportamentos de outras pessoas situadas em outros tempos e lugares do mundo.

O projeto Lendo eu Aprendo do Luana Cristie tem o intuito de despertar nas crianças o apreço pela leitura, a consciência da importância do hábito de ler e o sentimento libertador que o conhecimento traz.

Entende-se que as crianças que estão habituadas com a escuta e leitura de histórias, provavelmente saberão, em seu processo de formação, pesquisar, interpretar, analisar e julgar os fatos do cotidiano evidenciando então a importância da inserção dos livros.


 
O projeto visa oportunizar o contato dos estudantes do Berçário ao 2° período com o mundo da leitura, bem como valorizar os autores nacionais e despertar o prazer pela leitura.

Acompanhamento Nutricional

A educação alimentar deve fazer parte dos valores de ensino das escolas, integrante de uma proposta pedagógica que pensa em longo prazo. Contudo, é importante ressaltar que o cuidado com a alimentação não se trata de uma questão estética, na qual o intuito é que as pessoas sejam magras. O foco é abarcar fatores como a independência, a qualidade de vida e a longevidade.

Dessa forma, a escola recebe um papel de destaque, uma vez que acompanha todas as fases de crescimento das crianças e onde elas moldam hábitos que serão firmados e importantes para o futuro delas.

Uma das exigências mais importantes a serem atribuídas à escola é a função de fornecer refeições baseadas nas recomendações de cada criança e faixa etária. Além disso, é preciso fazer com que elas conheçam os benefícios dos nutrientes ingeridos, motivando-as a sempre estarem experimentando alimentos novos.

Assim, aos poucos a criança irá adotando hábitos cada vez mais saudáveis, conscientes e benéficos. Com a escolha de bons alimentos (ricos em nutrientes), ela poderá se desenvolver mais rapidamente, ter energia para realizar diversas atividades ao longo do dia e ainda ser consciente dos benefícios que cada um deles podem lhe trazer.

 

CONHEÇA DE PERTO NOSSOS PROJETOS

Faça Uma Visita


AGENDAR UMA VISITA
AGENDAR VISITA
Atendimento WhatsApp