Protetores da Natureza

A ONU (Organizações das Nações Unidas) propõe um plano de ação para mudar o mundo.

É a agenda 2030! O plano é direcionado para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade.

“Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, implementarão este plano. Estamos decididos a libertar a raça humana da tirania da pobreza e da penúria e a curar e proteger o nosso planeta.”

(Fonte: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/)

No ano de 2015 os países adotaram a agenda do Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de chegar a um acordo sobre a mudança climática. Com as ações tomadas no referido ano, resultaram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sabendo que as mudanças não são realizadas sozinhas e sim em parceria e, que as crianças precisam ser educadas para uma sociedade igualitária, justa e ecológica, a presença da EDUCAÇÃO AMBIENTAL não é algo que se mostre distante do cotidiano escolar, mas sim parte das suas vivências diárias. Quanto mais cedo o tema for abordado com elas, maiores as chances da conscientização e preservação ambiental para a vida de todos os seres vivos, afinal é do meio ambiente que extraímos os recursos naturais, portanto estes precisam ser preservados.

A inserção do Projeto “Protetores da Natureza” precisa estar em sintonia com todo o grupo escolar e familiar. Antes do trabalho com sucata em sala de aula a reflexão sobre o que é sucata, deve ser pensada, pois estamos numa sociedade consumista e imediatista, (ou seja, sucata é o lixo que foi descartado por um consumo consciente ou não, refletir a necessidade de tal item) então a escola e família são exemplos assim como as ações.

Quando o assunto é sustentabilidade, logo é pensado em reciclagem e na construção de brinquedos, claro que estas são ferramentas ricas de aprendizagem, brincando, as crianças constroem seu próprio mundo e aprendem a explorar e atuar neste mundo. Os brinquedos são as ferramentas que contribuem para esta construção, é através dessas atividades que as crianças começam a desenvolver sua criatividade e a sua habilidade para transformar o mundo, porém, é importante salientar que não apenas os brinquedos recicláveis são fontes de aprendizagem, os passeios, as rodas de conversas, vivências, e exemplos são momentos enriquecedores no dia a dia dos pequenos.

Esse projeto tem o propósito de provocar nas crianças a responsabilidade e a consciência ambiental desde os anos iniciais para que cresçam com este pensamento.

A escola e a família têm papel fundamental na vida do indivíduo: sua formação para a cidadania. Dessa forma, o Luana Cristie almeja uma reflexão orientada sobre o lixo e os modos de preservação e cuidados com a fauna e flora, contribuindo para a revisão de valores e para a adoção de práticas mais cidadãs, através de reflexões e uma vivência sustentável.


Venha conhecer!

Professora Ana Paula Souza de Oliveira | Psicopedagoga
Coordenadora Pedagógica