Lendo eu Aprendo

A leitura de histórias é importante para que as crianças possam conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores, costumes e os comportamentos de outras pessoas situadas em outros tempos e lugares do mundo.

O projeto Lendo eu Aprendo do Luana Cristie tem o intuito de despertar nas crianças o apreço pela leitura, a consciência da importância do hábito de ler e o sentimento libertador que o conhecimento traz.

Entende-se que as crianças que não estão habituadas com a escuta e leitura de histórias, provavelmente não saberão, em seu processo de formação, pesquisar, interpretar, analisar e julgar os fatos do cotidiano evidenciando então a importância da inserção dos livros desde o início da Educação Infantil. O objetivo do projeto é portanto promover o prazer pela leitura, visando à formação de futuros leitores, bem como estimular o senso crítico e a criatividade nas crianças.

O projeto visa oportunizar o contato dos estudantes do berçário ao 2º período com o mundo da leitura, bem como valorizar os autores nacionais, despertar o prazer pela leitura por meio de livros, filmes, teatros e brincadeiras, incitar o potencial cognitivo e criativo, aprimorar o vocabulário das crianças com textos variados, desenvolver a criatividade por meio de registro das histórias contadas, reforçar a importância da leitura no desenvolvimento da inteligência, evidenciando sempre a possibilidade de ler e ouvir com prazer e possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola.

O projeto estará presente durante todo o ano de 2017 e, considerando que projetar significa continuar, estender, deverá ser uma ação continuada.

Clubinho da Leitura

O projeto conta com o “Clubinho da Leitura”, uma biblioteca permanente, onde o professor seleciona na biblioteca da escola os livros que chamam a atenção dos estudantes para que trabalhe durante um período estipulado.

Também será Periodicamente é enviado um livro para casa para que a família leia com o estudante, a fim de estimular o habito literário da criança não somente no espaço escolar.

“É preciso que a leitura seja um ato de amor”
(Paulo Freire)

Profª Ana Paula Souza de Oliveira | Psicopedagoga
Coordenadora Pedagógica